sexta-feira, 9 de março de 2018

Importância dos Chás em nossas vidas


Você já tem o hábito de tomar chás?
Sabe o quanto ele traz de benefícios para nossa saúde física e mental?
Desde pequenos aprendemos que os chás curam algumas doenças. 
Meu filho essa semana estava gripadinho e pediu para a Bá (vó em japonês), fazer um chá para ele, pois já percebeu que isso cura a sua gripe. Imediatamente a vó fez um chá de guaco, romã, alho e mel, não levou dois dias para ele estar totalmente curado.
Sabemos o quanto os chás de nossas avós são curativos.
Há comprovação cientifica dos benefícios dos chás para nossa saúde, quando fazia faculdade na Federal do Parana, Enfermagem, me formei em 1990, faz algum tempinho, eu fiz um curso de fitoterapia, naquela época estavam começando a aceitar a sua validade enquanto remédio.
Hoje já é mais aceito, mas ainda há muita resistência, puramente por falta de estudos científicos, comprovando o que nossas avós já sabiam.
Não há duvidas que os chás fazem bem, mas também, podem fazer mau, quando tomado em excesso, assim como uma medicação.
Você pode usar o chá como mera hidratação, há chá somente para isso, o qual também é importante, pois necessitamos de líquidos, ou pode utiliza-lo como curativo para algum problema de saúde física ou mental.

Todas as ervas usadas para se fazer chá tem algum princípio curativo, portanto, deve serem tomados na medida indicada para cada caso.

Só para vocês saberem, há alguns anos, estava na moda  o usos do chimarrão, passou no Globo Reporte uma reportagem sobre o chá de chimarrão para emagrecer, orientavam a tomar 1 litro por dia, imediatamente eu corri comprar e já comecei a tomar. 
Ocorre que ao mesmo tempo comecei a ter palpitações, e fui ao cardiologista, fiz exames, tive que fazer o Holter, que é um monitor portátil que ficamos 24 horas, para ver como está o coração. Não foi localizado qualquer alteração no exame,  mas uma consulta detalhado, o medico chegou a conclusão que estava ingerido excesso de cafeína, em razão do chá e isso estava me fazendo mau, parei com o chá e imediatamente parou a minha taquicardia. 

Por isso  a importância de estarmos sempre consultando médicos, nutricionistas e fazendo avaliação médica e exames para qualquer alteração em nossa alimentação. O que é bom para uma pessoa, pode não ser para outra, pois somos todos diferentes e únicos.

O chá verde e chá de hibisco é muito indicado para a ativação do metabolismo e, também, são diuréticos. Sou casada com  descendente de japonês, adquiri o hábito de tomar chá verde há muitos anos, faz muito bem, ele hidrata, estimula o metalismo, e ajuda a eliminar a nossas toxinas.

O chá de amora é muito indicado para a menopausa e, também, ajuda no emagrecimento, além de outras doenças, já falei dele aqui no blog, vale a pena introduzi-lo em nossa vida.

O chá de hortelã, também, é diurético e calmante, ou sua mãe nunca te deu um chazinho de hortelã?

Adoro o chá de camomila, a noite ela acalma, e aquece a alma.

Eu gosto de chá, por isso tomo todos os dias.

Vou deixar aqui abaixo alguns links que seria importante ler para saber um pouco mais sobre os chás:




Enfim, há muita coisa legal para lermos sobre o chá.

Outra coisa que faz bem para saúde são os suchá (suco + chá), hidrata, faz bem para saúde e auxilia no emagrecimento. Esses dias tomei suco de laranja com chá de hibisco, adorei.


Experimente, tente, inclua o chá na sua vida.

Você já toma algum tipo de chá? sentiu algum benefício? Vamos adorar saber da sua experiência.

Bom final de semana.




Um comentário:

  1. Menina, minha vida era encher a cara de café, mas de um tempo pra cá , diminui os cafés e passei a beber mais chá, e olha , faz uma diferença muito grande, principalmente depois de uma refeição "pesada". O de hortelã e de gengibre são ótimos pra digestão.

    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Seu comentário é muito importante para mim. Volte Sempre! Que Deus ilumine o seu dia!