domingo, 31 de janeiro de 2016

ORGANIZANDO A MINHA VIDA




Um dos meus objetivos para 2016 é voltar a blogar diariamente, estou conseguindo aumentar os posts, em relação ao ano passado, mas ainda não estou conseguindo me organizar para escrever todos os dias. Tenho que me organizar melhor.

Sou uma pessoa desorganizada por natureza, por esse motivo estou me policiando para mudar isso, não gosto, eu duvido que alguém goste de ser desorganizado, também, acho que a gente é assim por alguma disfunção, que não se trata apenas de ensinar o filhos a serem organizados, logicamente que eu não consigo ensinar meus filhos, pois como ensinar algo que não sei? 

Sofri e sofro por essa desorganização, sempre tenho que ficar procurando por algo que nunca acho e, quando possível, acabo comprando outro igual. Sempre digo "não sei por que guardo isso para usar algum dia, se quando chega esse dia eu não sei onde está". 


Outra coisa, sou do tipo de pessoa que se acha no meio da desorganização. Logo, não arrume as minhas coisas, não tente organizar a minha vida, não dá. Também acho que é impossível alguém organizar um desorganizado. A pessoa desorganizada não se acha no meio da organização dos outros. Entretanto, estou com fé que é possível mudar, espero conseguir isso, do fundo do meu coração.

Estou estudando como ser organizada há mais de um ano, lendo alguns livros, blogs e sites. Já mudei bastante, mas, ainda tenho  muito que modificar: #projetodevidaorganizada.

Hoje minha casa, aparentemente não é mais bagunçada. Eu já consigo mantê-la, aparentemente, limpa. Digo "aparentemente", por que sei que não está limpa como deveria estar. Ainda não consigo limpar paredes, vidros, geladeira e por dentro dos armários. Mas o chão e o que fica a vista está limpo e sem nada, ou quase nada fora do lugar.

Estou usando algumas técnicas que aprendi e que estão me ajudando a deixar a casa, aparentemente, limpa:

1. Lavar a pia do banheiro sempre que acabo de escovar os dentes de manhã, passo um papel higiênico com algum desinfetante que já deixo no banheiro. Aproveito e já passo um papel com desinfetante no vaso sanitário. Retiro tudo que não é do banheiro e já separo para colocar no lugar ou no lixo. Retiro o lixo do banheiro, já deixo um sacolinha limpa no banheiro. Arrumo as toalhas e já retiro a roupa para lavar, coloco na máquina. Não levo 3 minutos para fazer isso.

2. Acostumei a ir retirando tudo que está fora do lugar e já colocando no lugar ou no lixo, tipo assim, quando saio de um cômodo já vejo o que não é daquele cômodo e já levo comigo.

3. Aprendi a desentranhar em 15 minutos. Ligo o cronômetro e com uma sacolinha na mão vou pegando todo o lixo que tem espalhado pela casa. Como já fiz isso várias vezes, hoje, já não tenho tanta coisa para ser retirado, espalhado pela casa, então eu pego alguma gaveta e tiro o que é lixo, e tento já ir dando uma arrumada, faço em 15 minutos, as vezes consigo terminar, outras não, daí deixo para continuar em outro dia. Isso me ajuda bastante, pois antes, eu tentava terminar, daí levava um tempo enorme para limpar uma gaveta, o serviço não rendia, eu ficava irritada e como achava que ia demorar muito, já não limpava outras gavetas, 15 minutos é ótimo, e 15 minutos todos os dias faz milagre em uma casa.

4. Também uso a tática de não dormir sem deixar a pia da cozinha brilhando, tem alguma especialista em organização que ensina isso, como li muita coisa, agora não sei, exatamente, onde li. Antes, tinha o péssimo hábito de deixar a cozinha do jantar para limpara no outro dia e assim ia ficando tudo sujo e bagunçado. Hoje, eu deixo sempre a cozinha limpa, antes de dormir, Dá uma energia muito boa na casa. É muito bom você levantar de manhã e a cozinha está limpa. Tenho conversado muito com meus filhos sobre isso, por que eles vão dormir tarde, em razão das férias e acabam fazendo um lanchinho e deixando tudo na pia. Mas já estão entrando no ritmo.

5. Pelo menos duas vezes por semana eu passo pano na casa toda, eu tenho uma cadelinha, e ela solta muito pelo, mesmo ficando na maior parte do tempo na parte de fora do apartamento, moro em térreo e tenho uma área para fora, o tempo que ela entra já é suficiente para deixar seus pelinhos. Isso deixa a casa cheirosa e com "ar" de limpa.

6. Uma vez por semana faço um "faxina", uso com aspas por que não é uma verdadeira faxina, eu apenas lavo os banheiros  a cozinha e aos poucos estou tentando ir limpando os vidros e as paredes. Eu, não gosto de limpar casa, mas como tenho que fazer, estou me adaptando aos poucos. Isso faz parte da minha vida e não tenho como mudar, por isso preciso aprender a lidar com isso da melhor forma possível.


8. Sempre que tiro um sapato já coloco no local próprio para os meus sapatos e não debaixo da cama, odeio coisas debaixo da cama, mas eu tinha e ainda tenho esse péssimo hábito, me policio dia a dia, chega a ser um vício. 

9. Quando tiro a roupa ou vai para lavar ou vai para o guarda roupa, não dá para deixar jogado em cima da cama ou pendurado atras da porta do banheiro, horrível.

10. Quando recolho as roupas já vou dobrando as que não precisam passar e guardo. Tenho uma passadeira a cada 15 dias, uma maravilha.

11. Aprendi a fazer o que tem que fazer na hora, não ficar procrastinando, ainda tenho muito, muito a melhorar, mas hoje já não tenho vergonha de chegar alguém na minha casa sem avisar. Aliás, antes, nem avisando, pois eu não conseguia arrumar nada.

12. Lixo deve ser retirado e jogado no lugar adequado todos os dias, primeiro pela energia que deixa dentro da casa, sou muito ligada nisso, gosto de feng shui e coisas desse tipo, e outra por que é anti-higiênico, mesmo. Estou tentando diminuir a quantidade de lixo produzido, acho um absurdo o tanto de lixo que produzimos em quatro pessoas e, também, a quantidade que é produzida pela cidade, quando ando pela cidade e vou vendo as lixeiras lotadas, isso me incomoda muito. Acredito que todas as pessoas deveriam se preocupar com isso, não temos onde jogar tanto lixo. As cidades estão cada vez mais feias de tantas lixeiras espalhadas pelas ruas e todas lotadas. 

Isso é apenas um resumo de algumas mudanças que venho introduzido na minha vida e que, no dia a dia, tem feito muito diferença. 

Ao mesmo tempo, estou tentando organizar a minha vida profissional, mas ainda está meio complicado, mas já mudei bastante, contarei em outro post.

Onde estou aprendendo, o que ando lendo para me tornar um pouco melhor:

Livro:





Esse livro vende nos catálogos da Avon:



Blogs:


http://vidaorganizada.com/






Eu tenho lido muita coisa, mas isso é o básico para começar a aprender. Experimente, tente, faça sua vida diferente.

Um bom domingo!!!