terça-feira, 19 de janeiro de 2016

POR QUE COMEMOS DEMAIS?



Olá pessoas, como anda a vida, a alimentação, a atividade física?
Temos que ficar sempre vigiando, pois, basta a  gente dá uma descontrolada e depois é difícil voltar à rotina. 

Infelizmente, para nós que sofremos com o vírus da engordice, temos que fazer o certo sempre!!!

O "de vez em quando" é muito "de vez em quando", mesmo!!! Uma vez por semana já não se enquadra nessa categoria, para nós, significa sempre!!!

Então, o que devemos fazer???

Em primeiro lugar orar, orar muito, pois precisamos muito da ajuda divina. Não se trata apenas de comer demais, mas, sim de compulsão por alimentos, chegando a ser um vício. Ainda, podemos considerar que é muito mais do que isso, nós não comemos, apenas, por uma razão especifica, mas por várias razões tudo junto e misturado. 

A comida deveria ser utilizada para nos nutrir e somente usarmos quando estivéssemos com  fome, no entanto, é a última das razões por que nós ingerimos algum alimento. 



Nós comemos por todas as razões, menos por fome, afinal, comemos tanto que nunca e sempre, estamos com fome.

Hoje, eu não tenho dúvida, que o melhor profissional para tratar a obesidade é o psicólogo. Logicamente, que é necessário uma equipe multidiciplinar, mas não podemos só pensar no emagrecimento relacionado com o excesso de comida, óbvio, que salvo exceções, a maioria dos obesos são resultados de ingestão excessiva de alimentos hiper calóricos.

É necessário tratar a causa, tratar a raiz dessa obesidade.

Por que comemos demais?

Cada um tem a sua razão, e essa razão é muito, mas muito pessoal e a gente não fala coisas tão intimas para todas as pessoas, mas será que você consegue falar para você mesma?

Será que você consegue ficar em silencio para ouvir o seu eu interior? Só assim você conseguirá descobrir qual o seu problema. O por que você anda comendo sem parar.

Qual o motivo da sua compulsão?

Qual alimento te descontrola?

Qual alimento faz você perder a noção da quantidade?

Qual a situação te tira do eixo?

Qual a situação que faz você perder o controle diante de uma comida?

Você como a comida ou  situação que esta vivenciando?

No próximo post falarei um pouco de como identificar o que pode nos causar a compulsão alimentar, baseada na minha experiencia própria e nos meus auto estudos. Com a simples intenção de contar a minha experiencia e se possível ajudar quem ler.

Tenho a certeza absoluta que  não é fácil vencer a compulsão alimentar, mas temos que estar sempre atentos, para não termos doenças de todos os tipos, causados pelo excesso de peso: orar e vigiar, já dizia Jesus!!!

Um bom dia saudável para todos.

A paz de Cristo.