terça-feira, 15 de abril de 2014

TENTÊNCIA ALIMENTAR PARA O OUTONO INVERNO 2014

sopa-couve-flor-016_thumb1_thumb_thumb[9]SOPAESPINAFREEINHAME

 

Bom dia amigos, tudo bem com vocês?

Vocês já perceberam que o frio está começando a aparecer? Hoje já está bem friozinho, ainda não estou precisando colocar blusa de lã, mas uma camisa de manga comprida já é bem vinda.

Nessa época temos que prestar bastante atenção, pois é um período que o nosso corpo pede comida mais gordurosa, faz parte da natureza do ser humano, isso remonta de nossas origens, da época que precisavámos estocar gordura em nosso corpo para conseguir sobreviver no inverno. Por isso, temos que ter muito cuidado para não tentar fazer o mesmo hoje. Precisamos lembrar que os tempos mudaram, hoje não precisamos mais caçar para nos alimentar, processo que exigia muita energia. Na atualidade, por mais que achamos que façamos muito esforços, não se comparam aos esforços de nossos antepassados. Hoje temos comida em abundancia, não precisamos estocar, nem na dispensa e nem em nossa barriga.

No outono/inverno outra preocupação, além da vontade de comer demais coisas gordurosas, também ficamos mais preguiçosos a nossa vontade é ficar deixados embaixo de cobertores assistindo um bom filme com um chocolate quente na em uma mão e um pacote de bolacha na outra.

Para quem quer saúde e corpo saudável, nada disso é possível todos os dias.

Uma coisa interessante e que devemos usar em nosso favor é que no inverno o nosso organismo encontra-se com o metabolismo mais rapido, portanto, gastamos mais energia, assim, conseguimos emagrecer com mais facilidade se conseguirmos controlar a nossa alimentação.

Devemos e podemos procurar alimentos que nos aqueçam, mas também é necessário fazermos escolhas inteligentes, ou seja, mais saudáveis. Se queremos ter um peso saudável, teremos que optar por consumir alimentos, igualmente saudáveis.

Ninguém duvida que uma feijoada aquece o corpo e que é maravilhosa no inverno, para mim é o meu prato favorito, no entanto, desde que decidir ter uma alimentação saudável a feijoada saiu do meu cardápio, já nem me lembro a última vez que comi. Lembro-me que como fiquei bastante tempo sem experimentar, fazendo apenas uma alimentação regrada e saudável, quando comi a feijoada, pelo fato da grande quantidade de gordura, não teve jeito, meu corpo reclamou e não aceitou.

Mas consegui um jeito de saborear essa iguaria sem comprometer a minha saúde e o matar a minha vontade: feijoada vegetariana.

FEIJOADA VEGETARIANA

Para mim a feijoada tem que ser completa, com caldinho de feijão apimentado e couve refogada com bacon. Bacon??? Como assim??? Isso mesmo, gente, fica bom demais. Eu coloquei em uma frigideira uma colher de azeite, alho e cebola a vontade, deixe dourar, acrescente uma colher de sopa de proteína de soja texturizada seca mexa bem, junte a couve picada, mexa, abafe e desligue o fogo. Use os temperos que goste, eu sempre uso sal, orégano, manjericão, curry, açafrão, pimenta do reino e pimenta calabresa. Preste sempre atenção na quantidade de sal, quanto menos, melhor. Para a farofa eu faço o mesmo procedimento até a hora de colocar a couve, nesse momento eu acrescento o farelo de aveia, que é muito semelhante a farinha, em aspecto, mas em qualidade nutricional é muito melhor.

feijoadaveg_thumb[2]

 

Aparentemente, para os carnívoros de plantão isso é um horror, e é mesmo para quem não tem um paladar para alimentos saudável. Quando começamos a consumir a carne de soja, nosso paladar não aceita, mas se vamos insistindo isso vai tornando natural e saboroso. Já faz bastante tempo que na quaresma eu não como carne, confesso que esse ano está mais difícil que os outros, estou tento mais vontade e esquecendo, mas tenho me mantido firme e não é nenhum bicho de sete cabeças.

A proteína texturiza de soja, já faz parte da minha rotina, eu não compro mais carne moída em casa. É uma praticidade, não precisa ficar congelando, é rápida, saborosa e saudável. Todo molho a bolonhesa que faço em casa, é com proteina texturizada de soja. Duas dicas: 1. compre a proteína texturizada de soja mais escura, parece mais com carne moída de boi; 2. comece misturando as duas, carne e proteína de soja e vai gradativamente diminuindo a carne de boi.

proteinadesojaescuraproteinadesoja

Outra dica importante é usar e abusar todos os temperos, no preparo da proteína de soja. Também, para retirar aquele gosto de isopor, é necessário deixa-la de molho em agua fervente por no mínimo 10 minutos, esse processo faz o sabor fique mais parecido com a carne de boi, já que o aspecto é bem semelhante.

carnemoidasoja

 

 

RECEITAS PARA AQUECER SEU OUTONO/INVERSO SEM COMPROMETER SEU PESO SAUDÁVEL:

 

PANQUECA INTEGRAL COM MOLHO BOLONHESA DE SOJA.

NHOQUE COM MOLHO BOLONHESA DE SOJA.

ALMONDEGAS DE PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA.

LASANHA DE ARROZ COM MOLHO BOLONHESA DE SOJA.

SOPA DE COUVE FLOR.

SOPA DE INHAME COM ESPINAFRE.

SOPA DE ESPINAFRE

SOPA CREME ALHO PORÓ E PALMITO.

STROGONOFF AO CURRY E CREME DE SOJA.

 

Bom amigos, é isso, vamos aproveitar o inverno para perder umas graminhas. Na verdade, se conseguirmos passar pelo inverno sem ganhar uma graminha, já podemos nos considerar vitoriosos, pois realmente, é muito difícil, mas não é por isso que vamos desanimar e chutar o pau da barraca. Pelo contrario, vamos lembrar que depois do inverno chegará o verão e precisaremos de estar com o corpo em dia para enfrentar a praia.

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb[8]