quinta-feira, 6 de março de 2014

VOCÊ TEM TEMPO PARA TUDO? SE NÃO TEM TÁ PRECISANDO SE ORGANIZAR.


Amigos, eu não acredito, estou pasma, na terça eu fiz uma postagem enorme, contando todo o meu carnaval e uns outros projetos e desapareceu. Eu notei que ontem só tinha comentários do post anterior, mas não fui ver porque, hoje vim fazer nova postagem e qual não foi a minha surpresa ao descobri que minha postagem de terça feria  sumiu, despareceu, virou vento...oh!!! tristeza...bom, logicamente que agora não conseguirei reproduzir o que escrevi, mas vou tentar fazer um resumão do que acho que é legal dividir com vocês.

Em primeiro lugar, iniciou a quaresma, e com ela a minha alimentação vegetariana, vou postando aqui conforme for criando receitinhas novas, como já faz alguns anos que eu não como carne, nesse período, então eu tenho bastante receitas com soja, atum, palmito e verduras.



Como sou uma pessoa muito desorganizada e sempre sofri com isso, eu descobri, não sei como, um blog que fala sobre a vida organizada. Eu gostei bastante, e estou fazendo as tarefas ali proposta. Eu tenho um pouco de duvida se dá certo, no entanto, estou em uma fase que primeiro eu faço o que tem que fazer, depois eu critico já com os devidos fundamentos. Uma coisa que não achei no blog foi horário para passar roupa, já deixei esse questionamento, mas ainda não obtive respostas. Também notei que muitas das perguntas feitas, não são respondidas diretamente, mas enfim, a autora segue um método americano de organização domestica, chamado Fly Lady. No blog vida organizada, a autora adapta esse método na sua rotina, eu estou adaptando o dela na minha. Vamos ver no que vai dar.
FlyLady cartoon


Algo que achei bem legal, é fazer uma tarefa diária de 15 minutos para "desentralhar", isso mesmo que você leu: retirar tralhas. O que mais tenho na minha casa é tralha. Parece que nunca tenho tempo para arrumar, agora eu já comecei a aplicar esse método, achei muito legal. Parece pouco, mas são 15 minutos que você faz alguma coisa e não deixa para qualquer dia fazer e esse dia nunca chega. Eu baixei um cronômetro no celular, pego uma sacolinha, disparo o cronometro e faço o que dá para fazer nesses 15 minutos, quando termina o tempo, também termina a tarefa, pula para outra coisa. Você pode ver mais aqui: destralhando.



Algumas coisas eu já fazia e nem sabia que existia um método para isso, tipo limpar banheiro enquanto toma banho, tirar lixo da casa todos os dia, etc. Também comecei separar umas revistas para recortar artigos importantes, já faz um ano e nada de terminar. A autora orienta para separar revistas em uteis, necessárias e quero ler, por isso que tenho duas pilhas enormes, todas estão na categoria "quero ler". Mas vou começar a fazer a separação com mais determinação.


Outra coisa que também é falado e eu já tentei um monte, é fazer o cardápio semanal, faz 23 anos que tento fazer isso, já fiz vários cardápios, o problema é que quando eu vou fazer a comida, eu não quero comer aquilo que está no cardápio. Terei que me policiar.



Comentario retirado daqui: http://splashurl.com/ppyo2zt

Esse comentário foi deixado no blog, por uma leitura, eu achei muito legal, achei super interessante e já comecei fazer. Espero que dessa vez dê certo.

Uma coisa é certa, nós estamos querendo fazer muito mais do que somos capazes de fazer. Não tem como em 24 horas, 8 horas de trabalho ( 10 ou 14 com o transito), 8 (5/6 horas) de sono, dar conta de limpar casa, lavar roupa, passar roupa, fazer tarefa com os filhos, lavar louça, fazer comida, levar filhos escola, medico, dentista, fono, psico, reunião de escola, atividades físicas dos filhos, aula de recuperação, inglês,  etc e tal. Nisso tudo você ainda precisa fazer a mão/pe, cabelo, depilar, sobrancelhas, tomar banho todos os dias, se maquiar, passar hidratante no corpo, ah, muito importante, no mínimo uma hora de atividade física. Acha que rola? Acha, que há método americano/brasileiro/chines que faça a gente se transformar em 10? Não dá né? Lazer, então, fica onde mesmo? Ler um livro? Bom cansei...risos.

De qualquer maneira, o que quero mesmo é aprender a jogar tranqueiras fora, aplicar o desapego em coisas desnecessárias, como frasquinho de perfume bonito. Já guardou um fraco de sabonete que acaba para colocar um outro? Daí você compra outro sabonete liquido,  que já vem em um frasco mais bonito, e aquele fica lá, ocupado espaço. Bom, isso que preciso fazer urgente na minha casa, na minha vida.

Um beijo grande para vocês. Uma semana abençoada. Muito equilíbrio e muita organização.