quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O QUE É GRUPO ALIMENTAR. QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O NOSSO PESO SAUDÁVEL.

 

 

 

 

 

14.10 035

iogurte natural/granola/frutas

 

 

Você sabe o que é grupo alimentar? Acho isso muito engraçado falar disso agora, pois aprendemos na escola, meu filho está na quinta série e já aprendeu. Parece que aprendemos na época errada, pois não damos a devida importância à matéria. A meu ver, há muitas coisas na escola que estão sendo dadas em época errada, por isso apenas decoramos sem conseguirmos fazer uma relação com a vida cotidiana. Hoje, depois de duas faculdades  eu realmente aprendi a importância do grupo alimentar para a nossa saúde. Antes tarde, do que nunca. O legal é que agora sei explicar e fazer meu filho entender isso. Vamos aprender juntos? Conte-me o que você sabe quais suas dúvidas, podemos trocar figurinha e melhorar nossa alimentação, esse é o nosso objetivo final.

 

Em primeiro lugar é importante saber que os alimentos se dividem em 3 grandes grupos: Energéticos, construtores e reguladores.

 

Os ENERGÉTICOS tem como função fornecer energia para nosso organismo funcionar, por sua vez os CONSTRUTORES,  são como os tijolos em uma construção civil, eles são responsáveis pela formação do nosso corpo, relacionado com o nosso crescimento, formação dos ossos, sangue etc. E, por último, temos os REGULADORES que são as vitaminas e sais minerais.

 

Desta maneira, os estudiosos do assunto, criaram uma pirâmide alimentar, classificando os alimentos em ordem crescente/decrescente da maneira que devem ser consumidos a cada dia:

 

PIRAMIDE

 

Se fizermos nossa alimentação de acordo com as porções indicadas nessa pirâmide, teremos saúde e peso saudável, bem estar e disposição. Não é maravilhoso? Porque não fazemos? Porque a gordura e o açúcar são viciantes. Pense nisso. Vamos pensar o porquê de estarmos colocando em nosso organismo determinado alimento, antes de engolir.

 

Essa semana, vamos dividir nosso prato com os 3 grupos alimentares em todos os nossas refeições, de forma a nos sentimos saciados e alimentados. Lembre-se que temos que comer de 3 em 3 horas.  Observe a piramide para formar o seu prato, com as quantidades adequadas de cada grupo alimentar, dando prioridade para frutas, verduras, legumes e carboidrato complexo: arroz integral/macarrão integral etc. Coloque em todas as suas refeições uma porção de proteina, uma de carboidrato complexo e uma porção maior de vitamina contidas nas frutas, verduras e legumes.

 

31.10.2013 00104.11.2013 02604.11.2013 181IMG_20131011_11590614.10 134

 

Essa é a nossa tarefinha da semana. Aprender a dividir os alimentos em nosso prato.

Estamos na 9 semanas, em casa semana estamos aprendendo a fazer uma modificação em nossos hábitos alimentares, você está conseguindo seguir a nossa programação?

 

TAREFA SEMANA 1  – Aprenda a tomar 1,5 ml de água por dia. Hidrate-se.

TAREFA SEMANA 2 - Aprenda a fazer um café da manhã saudável, nutritivo e necessário

TAREFA SEMANA 3 – Aprenda a inserir farinha integral em sua alimentação.

TAREFA SEMANA 4 – Aprenda a fazer lanches saudáveis.

TAREFA SEMANA 5  - Aprenda a importância de fazer a sua refeição em 20 minutos

TAREFA SEMANA 6 - Aprenda a incluir frutas em sua rotina diária

TAREFA SEMANA 7 - APRENDA A INCLUIR VERDURAS EM SUA ALIMENTAÇÃO

TAREFA SEMANA 8 -APRENDA A IMPORTÂNCIA DAS OLEAGINOSAS EM NOSSA ALIMENTAÇÃO.

 

Estou fazendo de forma bem simples, se estiver sentindo alguma dificuldade compartilhe conosco para podermos ajudar. Quando quilos você já jogou na lata de lixo? Em nove semanas, fazendo tudo certinho como deve ser feito, em torno de 500 gramas por semana, 9 semanas, já estamos com 4,5 kg de gordura jogados no lixo. Pouco para você? Não é não veja só a quantidade de porcaria que você tirou do seu corpo. Tudo de bom.

 

5kg gordura

 

 

Veja que legal esse quadro que tirei DAQUI. Vale a pena acessar e assitir o video o programa Bem Estar.

 

 

GRUPOALIMENTOS.BEMESTAR

 

 

Vamos continuar firmes e fortes, lindos e belos, rumo ao sucesso.

 

Um dia abençoado para vocês. Obrigada pela sua amizade, pelo seu carinho, pelo tempo você gasta da sua vida corrida para me ler e comentar. A sua amizade é muito preciosa para mim. Deus esteja contigo!

 

 

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb