quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE–DOENÇA CRONICA

logo-emagrece-brasil

 

Boa noite amigos, como estão a jornada rumo ao emagrecimento definitivo?  Não é fácil, mas não podemos desistir, podemos pensar em desistir, podemos querer desistir, mas não podemos sucumbir ao gordo que há dentro de nós.

 

Desde 2008  dia 11 de Outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade( Lei nº 11.721 – 2008), para mim não precisava nem dia  e nem de Lei. No entanto, o nosso país gosta de Leis. Fiquei pensando para que serve essa lei? Uma coisa é certa, precisamos lembrar que a população está aumentando de tamanho e ficarmos atenta a isso. 

 

Eu percebo que o tamanho das pessoas aumentou, passou ser normal uma pessoa pesar mais de 90 quilos, não achamos isso gordura. Os nossos olhos acostumaram com pessoas maiores. Prestem atenção nisso, é normal percebemos que a pessoa tá gorda quando ela já está beirando a obesidade mórbida. Quando o excesso de peso é em torno de  15 a 20 kg não damos ateção. Eu emagreci 17,5 kg, e as pessoas que convivem comigo não acreditam que perdi tudo isso, duvidam, tenho que mostrar o cartão do vigilantes do peso. Uma pessoa que está com 10 kg acima do peso,  achamos que ela está gordinha e tornou-se normal, já quando estamos  5 kg acima do peso saudável, é comum não  percebemos isso em um simples olhar, e classificamos a pessoa como magra.

 

 

Na minha infância, pessoas com esse tipo de obesidade eram casos raros, a gente contava no dedo, eu me lembro de um único homem gordo em toda a cidade que morei na infância, todo mundo o conhecia, por outro lado, hoje basta você andar nas ruas e começar observar para perceber que crescemos em largura.

 

Eu não sou a favor da magreza, pelo contrario, gosto de homem e mulher com um pouco de carne, mas esse pouco de carne é possível estando em um peso saudável. Nada em excesso, o excesso é sempre pecaminoso.

 

Há vários motivos para a obesidade está aumentando, em primeiro lugar, acredito que é a correria do dia a dia que nos faz ficar sem tempo para o preparo da alimentação e, em segundo lugar, é o sedentarismo, justamente pela falta de tempo resultante da correria do dia a dia, ou seja, um circulo vicioso.

 

Como sair desse circulo?

circuloviciosogordura

 

Para fazermos uma alteração disso tudo é necessário querer, não tem como a gente obrigar uma pessoa a fazer alguma mudança em sua vida, principalmente quando essas mudanças requerem sacrifícios e desapegos. Uma coisa é certa, isso não está relacionado com crianças, pois quando se trata delas, a responsabilidade é dos pais, infelizmente não tem como não colocar essa culpa em nós adultos. Por óbvio que devemos ressaltar os problemas de saúde, no entanto, esses são mínimos. A causa da obesidade infantil é excesso de comida, é alimentação errada e falta de atividade física. Isso é fato já comprovado.

 

Logo, qual a solução?? Mudanças de hábitos. Fácil, não é!!! Mas é necessário!!!

 

Vamos começar hoje? Aqui no blog estou com uma proposta de reeducação alimentar em 365 dias, que tal começar hoje, agora, nesse momento:

 

TAREFA SEMANA 1  – Aprenda a tomar 1,5 ml de água por dia. Hidrate-se.

TAREFA SEMANA 2 - Aprenda a fazer um café da manhã saudável, nutritivo e necessário.

TAREFA SEMANA 3 – Aprenda a inserir farinha integral em sua alimentação.

TAREFA SEMANA 4 – Aprenda a fazer lanches saudáveis.

 

Ainda há tempo de chegar no ano que vem, no dia de prevenção a obesidade, comemorando o seu peso saudável.

 

Assistam esse vídeo do Dr. Lair Ribeiro, descubra que se não arrumar tempo para cuidar da sua saúde, terá que arrumar tempo para cuidar da sua doença - VIDEO DR. LAIR RIBEIRO.

 

Outras reportagens interessantes são essas do jornal hoje, vale a pena assistir para mudarmos a nossa maneira de pensar e tomar uma atitude já:

 

Obesidade é doença crônica e deve ser controlada durante toda a vida.

 

Endocrinologista fala sobre doenças relacionadas à obesidade.

 

Entenda as diferenças entre fome e vontade de comer.

 

Série sobre obesidade explica como funciona a vontade de comer

 

Vamos mudar a nossa vida, vamos mudar a vida da nossa família. Saúde para nós e para o mundo!!! Faça algo especial nesse dia de combate a obesidade, doença que atinge 51% da população. Hoje, somente por hoje, faça o seu dia saudável e descubra o quanto é fácil e prazeroso!!!

 

Que o nosso circulo vicioso seja:

 

circulosaude

 

 

Vamos refletir sobre nossos hábitos?

 

Uma sexta abençoada!!!

 

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb