quinta-feira, 29 de agosto de 2013

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM UM ANO– contagem regressiva dia 365

evolução do homem

 

 

 

Bom dia amigos, tudo bem com vocês?

 

As pessoas me perguntam sobre o significado de reeducação alimentar, como fazer, como aprender e como manter. Diante disso tudo, e também porque estou trabalhando com pessoas que querem mudar o estilo de vida, pessoas que estão preocupadas não só em comer, mas sim em fazer uma alimentação que supre as suas necessidades nutritivas, bem antes de suprir o seu paladar, pessoas que estão buscando uma velhice saudável, ou seja, pessoas como você. Por esse motivo eu resolvi fazer um desafio para todos nós, inclusive para mim, pois mesmo já estando nessa jornada há 4 anos, eu tenho a plena consciência de que devo continuar fazendo o que aprendi, para me manter saudável, preciso relembrar sempre.

 

Pensei em fazer algo bem simples de ser feito por todos. O meu objetivo é que em um ano consigamos de forma gradual e sem maiores dificuldades mudar o nosso estilo de vida e, como consequência, eliminar alguns quilos. Nada de pressa, se você tem pressa o lugar não é aqui. A minha intenção é modificação de pensamento, a introdução de uma nova alimentação, a reeducação cerebral e isso não ocorre da noite para o dia, mas de forma lenta e continua.

 

O meu  plano será feito por um ano, nesse período, uma vez por semana eu indicarei uma tarefa para ser feito na semana, toda quinta-feira, pois é um excelente dia para a iniciarmos alterações em nossas vidas. Faremos pequenas modificações no estilo de vida que estamos levando. Acredito, pela minha experiência, que uma semana é o espaço de tempo ideal para que o nosso organismo acostume com qualquer alteração. Afirmo que precisamos de um tempo para adaptação cerebral, porque, não adianta, hoje, eu sedentária e com uma alimentação totalmente desregrada, resolver comer só pão integral, arroz integral, salada, frutas e peixe. Sabe quanto tempo isso vai durar? No máximo uma semana. Quando estamos acostumados com refrigerantes, batata fritas e sanduiche, nosso organismo precisa disso para sobreviver, se tiramos tudo de uma vez, vamos ter uma crise de abstinência igual à de um drogado.

 

Nosso cérebro é teimoso, e precisamos ir fazendo a sua reprogramação de forma que ele nem perceba que está sendo modificado. Por isso, acredito que uma semana é um tempo bem razoável para que ele acostume com uma modificação e que conseguimos fazer que isso vire hábito.

 

O objetivo final é que as modificações que formos fazendo semanalmente vá incorporando em nossa rotina e vire hábito, pois quando isso acontece, as coisas ficam bem fáceis e fazemos de forma natural, sem perceber.

 

Nesse meu tempo de reeducação alimentar, que ainda não terminou, pois isso é para sempre, eu aprendi muitas coisas, eu vou começar pelo que acho que é o mais comum entre as pessoas e que resulta em grande diferença em nossa saúde, emagrecimento, pele, humor e bem estar: ÁGUA.

clip_image001

 

Simples não? É bem simples mesmo, tão simples que 99% das pessoas não fazem de forma correta. As pessoas acreditam que só devem tomar água quando estão com sede e não é bem assim, muito pelo contrario, quando seu corpo dá sinal de sede, é porque já está se desidratando.  Ouvimos isso de todo profissional de saúde com quem conversamos, não é mesmo? Então, deve existir um fundo de verdade, que tal acreditarmos e mudarmos já, a partir de hoje, de agora, nesse instante, tome um copo de água!!!

 

O programa dos vigilantes do peso, no qual sou vitalícia, tem como meta fazer com que as pessoas tomem no mínimo 6 copos de água por dia, ou seja, 1,5 l de água que sai da torneira, não inclui suco nem chá.

 

No começo, para você que não toma água, isso pode parecer um absurdo, e é mesmo, no entanto, comece aos poucos. Hoje tome 500 ml, a cada dia vai aumentando um copo, e com certeza em uma semana você está tomando 1,5 l.

 

Para que você consiga manter isso todos os dias de sua vida, terá que arrumar estratégias. Uma que funciona é ficar com uma garrafinha sempre cheia por perto. Manter o habito de ir ao bebedouro/geladeira todo hora, não funciona, você acaba não indo, vai segurando a sede e não consegue ter um controle da quantidade de água ingerida. Dessas garrafinhas de 500 ml, você tomará 3 por dia, uma de manhã, outra a tarde e outra a noite. Assim fica fácil, não é?

 

Eu mantenho a seguinte estratégia: todos os dias de manhã eu encho uma garrafa de 1,5 ml de água (frasco de suco de uva integral), e vou tomando durante o dia todo. Já quando vou sair de casa, eu coloco a água, da garrafa de 1,5 l, em outra garrafinha menor para levar comigo. Desta maneira eu não me perco na quantidade. Nosso cérebro tem sempre a tendência de nos fazer errar para baixo, você toma menos água e acha que tomou mais, você come mais calorias e acha que comeu menos. O nosso cérebro nos faz acreditar que estamos fazendo tudo certo, quando na verdade ele está nos tentando enganar para ficar na sua zona de conforto gorduroso.

 

Amigos, não há muitas regras para participar, mas gostaria que vocês me falassem que querem participar e deixassem o e-mail, para que eu possa mandar dicas durante a semana. Caso queira, deixe o seu peso inicial para que você possa se sentir animada quando perceber que simples alterações de hábitos já resulta em modificação na balança.  Importante destacar, que a modificação alimentar não tem único objetivo somente emagrecimento, isso é consequência de um estilo de vida saudável, o qual buscaremos nesses 365 juntos.

 

Um dia abençoado!!! Deus esteja contigo e com toda sua família. Obrigada pela sua ajuda!!!