segunda-feira, 10 de junho de 2013

VITAMINA D – importância para nossa saúde.

 

 

FONTE DE VITAMINA D

 

Você sabe como está a vitamina D no seu organismo? Descobri no ano passado, que a minha estava deficiente. A médica receitou suplemento e me orientou a fazer o exame depois que acabasse o remédio. Fiz o orientado, ela só esqueceu de me avisar que deveria continuar tomando a suplementação,  mesmo se o resultado fosse adequado. Como fiz o exame de sangue e o resultado foi normal, eu parei de tomar o remédio. Esse ano, no meu retorno anual, qual não foi a minha surpresa, quando veio o mesmo resultado do ano passado: vitamina D deficiente.

 

Ainda não retornei na médica, sei que será receitado suplementação, mas confesso que estou indignada. Minha alimentação é bem saudável, não era para estar deficiente. Fui pesquisar sobre a referida vitamina, para descobrir quais alimentos devo ingerir e sua importância em nossa saúde.

 

A minha primeira descoberta foi que  ela é fundamental para formação dos ossos e que sua deficiência está relacionada com a osteoporose. Assustador é que a perda óssea é irreversível. A falta de dose adequada de vitamina D, resulta que apenas 15% do cálcio  e 60% fosforo, ingeridos, sejam absorvidos pelo nosso organismo  (Fonte: revista boa forma, março de 2011, página 106). Outra informação imprescindível é que não adianta só a suplementação alimentar, mas a exposição ao sol é fundamental, no horário entre 10:00 e 14:00, sem protetor solar, por um período de 15 minutos. Ainda, recentemente foi mostrado no Jornal Nacional, que no Rio Grande do Sul e em Curitiba a incidência de osteoporose é maior que nos outros estados, justamente por falta de sol.  Desta maneira, o sol é essencial para a fabricação da vitamina D absorvida pelo nosso organismo.

 

Um dos grandes problemas é que a população não toma mais sol sem protetor solar, por medo do câncer de pele. Ocorre que para a absorção da vitamina D, é necessário que tomemos sol sem protetor, e justamente nos horários em que estamos acostumados a fugir do sol ou usar bloqueadores solar. Agora, terei que prestação atenção nisso, tudo é questão de equilíbrio, a quantidade de sol necessária são apenas 15 minutos. Após isso tem que usar protetor. Os especialistas indicam que uma caminhada no sol após o almoço é o suficiente. Eu já tenho o hábito: todas as vezes que vou sair de casa, a primeira coisa que faço é passar o protetor.

 

Não é necessário tomar sol no corpo inteiro, a exposição das pernas e braços já é suficiente. Uma outra informação importante, inclusive meu filho me perguntou ontem, quando voltávamos para casa de carro, é que o sol que tomamos dentro do carro não funciona, pois o vidro atua como um barreira que atrapalha a absorção dos raios UV pela pele. Um grande problema para mim, que passo muito tempo dentro do carro.

 

Com relação aos alimentos, as principais  fontes de vitamina D são os laticínios, peixe como salmão, atum e sardinha e gema de ovo.  Alimentos que eu consumo diariamente. Amo gema de ovo, só não como mais porque é muito calórica. As pesquisas demonstram que a quantidade de vitamina D presente nos alimentos não são suficientes para suprir a nossa necessidade diária, por isso a importância do sol.  A dose recomendada pela Fundação Internacional de Osteoporose é cerca de 1000 UI ou 25 nanogramas por dia, de vitamina D. Agora, para termos uma idéia da quantidade da vitamina presente nos alimentos, como exemplo, um copo de leite integral (250 ml) contém 10 UI, uma gema de ovo 20 UI e um filé de salmão (100g) 200 UI. (Fonte: revista boa forma, março de 2011, página 106).

 

A vitamina D também atua na resistência das pessoas a contaminação por vírus e bactérias e ainda, quando contaminados, alcançam uma recuperação mais rápida.

 

Já com relação ao peso, os estudos ainda não são conclusivos, no entanto, a vitamina D está envolvida na produção da insulina, a sua carência reduz os receptores para insulina nas células, levando a resistência ao hormônio, com isso, o pâncreas tem que produzir mais insulina, sendo prejudicial ao processamento do açúcar, o que resulta em um acumulo de gordura e de substancias inflamatória, além do aumento de apetite. Todo diabético é gordo? Pensei nisso agora. Os que conheço, são. Recentemente um amigo que tinha diabetes, fez uma cirurgia de redução de estomago, uma técnica nova, justamente porque influencia, não sei como, na diabetes.  Tudo está interligado.

 

Outra informação que nos deixará felizes: a vitamina D adequada melhora a TPM. Vamos tomar sol?

 

Você já fez exame para ver dosagem de vitamina D? Somente no ano passado o medico me pediu, até então, nunca tinha me preocupado com ela. Agora terei que ficar lagarteando no sol, tem coisa que acontece para a gente parar mesmo. Como disse o Dr Lair Ribeiro : “ se não tivermos tempo para cuidar da nossa saúde, teremos que arrumar tempo para cuidar de nossa doença.”

 

 

Achei um artigo excelente sobre a vitamina D, vale a pena ler http://julianafloriani.site.med.br/index.asp?PageName=sol-20e-20vitamina-20d.

 

 

Um semana abençoada para todos.

 

Fontes:

  1. D a vitamina do Sol.  Revista boa forma. Março 2011. Páginas 104 a 107.

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb