sábado, 30 de março de 2013

SUCO DE UVA INTEGRAL– importante para nosso emagrecimento.

lachesucouva21.03.2013 00419.03.2013 03819.03.2013 039

 

Desde que comecei fazer a dieta anti-inflamatória eu me habituei a tomar suco de uva integral, era para ser tomado no lanche da tarde, mas quando não resisto tomo nas refeições (#viciodeliquidonasrefeições).

 

Por notar que essa alimentação tem me trazido beneficíos, não só em termos de emagrecimento, como para minha pele e humor, comecei me interessar pelos alimentos que estou ingerindo e  pesquisar sobre a sua importância para a saúde. Descobri que  os sucos de uvas integrais possuem os mesmos nutrientes que o vinho tinto, podendo ser melhores, se consideramos  o alcool e as calorias.

 

Sendo, portanto, um alimento antioxidante de muita importância para nossa saúde e emagrecimento, pois é um alimento funcional, colaborando para a “limpeza” de nosso organismo e consequentemente emagrecimento.

 

Um dos nutrientes importantes presentes nas cascas das uvas, é o resveratrol , uma substancia  antioxidantes, que retarda o envelhecimento, e importante no controle do colesterol ruim e consequentemente importante para a prevenção de infarto. Há pesquisas, inclusive, confirmando que ele é um anti-inflamatório natural das veias. Saiba um pouco mais AQUI. Substancia essa que é mantida nos suco de uva integral.

 

Na minha cidade eu encontrei essas 3 marcas:

suco-de-uva-organico-suco-organico-garibaldi-da-casa---cx-12-unidades-500-ml-1229 (1)                                   sucouvaaurora   embalagem_inedita_do_suco_de_uva_campo_largo

 

Como  adoro o sabor da uva, não tive qualquer dificuldade para o seu consumo. Eu tomo 1/2 copo de suco diluído em 1/2 de água e gelo. Isso eu consegui fazer com o suco de uva integral Campo largo e Garibaldi, mas hoje abri um Aurora, ele é mais fino, não deu para diluir, ele já é bem diluído. Por outro lado, ele possui menos sódio, que o suco campo largo. A garrafa desse último é linda fica muito bonita com água e dá certinho 1,5 l, mínimo que devemos consumir dia. Já o suco da marca Garibaldi é o único orgânico. Eu gostei da textura e do sabor. Ele é mais caro, pago R$ 12,00 e os outros R$ 9,00.

 

No site da empresa, encontrei essas informações: “No processamento do suco orgânico não se usam conservantes, corantes nem adoçantes, portanto é composto somente por uvas produzidas pelo processo orgânico. Todo processo de elaboração do Suco de Uva Orgânico da Casa, desde o cultivo da videira até a comercialização, deve obedecer as especificações técnicas da ECOCERT, empresa certificadora que fornece o selo de garantia dos produtos orgânicos. No cultivo das videiras não utiliza-se fertilizantes químicos e agrotóxicos. Utiliza-se para adubação um composto orgânico e nos tratamentos fotossintários usa-se cada bordolesa, ambos com teor de toxidade praticamente nulo.”  Mais informções aqui.

 

Eu tirei foto das tabelas nutricionais, mas não ficou legível, na internet não encontrei as informações nutricionais apenas do suco da marca garibaldi, vou tentar tirar foto com  outra máquina e depois atualizo aqui, eu joguei a garrafa fora.

 

SUCO DE UVA INTEGRAL CAMPO LARGO: 

 

 

Fatos Nutricionais por porção 1/2 copo de
200 ml

(100ml)
Energia 218 kj

52 kcal
Carboidratos 24 g
Proteínas 0 g
Gorduras 0 g
Sódio 10 mg

 

Suco Aurora:

Suco de Uva Aurora Integral , sem adição de açúcar, água ou corantes. É pasteurizado antes de seu engarrafamento.

Graduação alcoólica: 0%

Volume: 1,5L

Uvas: Americanas

Suco Integral sem adição de açúcar

 

Tabela nutricional % VD (*)
Calorias (valor energético) 121 kcal 6,05 %
Pontos* 3 -
Carboidratos 29 g 9,67 %
Proteínas 0 g 0 %
Gorduras totais 0 g 0 %
Gorduras saturadas 0 g 0 %
Fibra alimentar 0 g 0 %
Sódio 0 mg 0 %

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Achei bem interessantes essas informações sobre os componentes dos sucos de uva:

(RETIRADO DO SITE http://www.terceiromilenionline.com.br/artigos/suco-de-uva-organico-atua-em-beneficio-da-saude)

Entenda melhor:

  • Flavonóides – substância que tem ação anti-inflamatória, hormonal, anti-hemorrágica, anti-alérgica e anti-câncer. São ainda responsáveis pelo aumento da resistência capilar e também denominados de fator P ou substância P, auxiliando na absorção da vitamina C. Entretanto, o efeito mais importante é a propriedade antioxidante.
  • Quercetinaflavonóide natural que possui propriedades farmacológicas, tais como Antiinflamatória, anticarcinogênica (pois atua no sistema imunológico), antiviral, influencia na inibição de cataratas em diabéticos, anti-histamínicas (antialérgicas), cardiovascular, entre outras atividades.
  • Rutina - bioflavonóide solúvel em metanol, também conhecida como Vitamina P. Sua ação é de antifragilidade capilar, fortalecendo os capilares reduz os sintomas de hemofilia e previneedemas nas pernas.
  • Ácido caféico – ácido fenólico que tem como propriedade a ligação entre si e outros compostos. Possui atividade antioxidante.
  • Resveratrol - polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. Quanto mais intensa for a cor, quer do vinho quer das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis. Favorece a produção, pelo fígado, de HDL; a redução da produção de LDL, e ainda impede a oxidação do LDL circulante. Tem, assim, importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio. Estudos parecem indicar também um efeito benéfico do resveratrol na prevenção do câncer / cancro pela sua capacidade de conter a proliferação de células tumorais.
  • Polifenois – são substâncias naturais encontradas em plantas, tais como flavonóides, taninos, lignanas, derivados do ácido cafeico, dentre outras. Muitas são classificadas comoantioxidantes naturais e possuem propriedades terapêuticas, estando presentes em alimentos.

 

Se você for viciada em refrigerante, acho que vale a pena ir mudando para um suco de uva integral, só vai trazer beneficios para sua saúde.

Essa foi a minha experiência com o suco de uva. Você já tomava? já sabia da sua importância para saúde.

Um bom dia para você! Um sábado de Aleluia abençoado para você e toda sua família.

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb