terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Meta 2 – Leitura de 1 livro por mês – Projeto 101 coisas em 1001 dias.

o-pequeno-principe

A minha segunda meta é aumentar a leitura de livros. Adoro ler, e para mim a leitura além de nos fazer viajar, aumenta o nível cultural de uma nação. No entanto, ultimamente não estou tendo tempo para me deliciar com uma boa leitura. Esse ano de 2012, acredito que li três livros não acadêmicos. Acho isso simplesmente um absurdo. O lembro que li nesse ano: Crepúsculo, O morro dos ventos uivantes (para mim, foi uma leitura muito difícil, mas amei) e Na medida certa. Comecei a ler: Pense Magro, Porque não consigo emagrecer e  O Casamento, estão todos pela metade. Uma obrigação assumida: termina-los. Ontem comprei O pequeno príncipe.

 

pense magro dr dukan O_CASAMENTO_1340383619P crespusculo  morro namedidacerta

 

Eu me auto intitulo como livróloga, sou louca por livros. Não só adoro ler como adoro comprar. Gosto de ter livros. Como recentemente me mudei para um apErtamento, tive que me desfazer de vários livros e agora estou me controlando para não comprar, preferindo emprestar, pois não tenho onde guarda-lo, e livro para mim é uma preciosidade.

 

Coloquei como meta ler um livro, não didático, por mês. Acho que não é nada absurdo de ser cumprindo. Hoje eu comprei o pequeno príncipe. É um livro pequeno, deveria ter lido na infância, mas não li, portanto, leio-o agora. Meus filhos ficaram rindo, porque já leram, não sei o que fiz com o livro que comprei para eles, deve ter ficado na escola ou repassei para os primos.

 

Há algum tempo, em 2011, saiu na revista veja uma reportagem sobre leitura e livros para serem lidos em seqüencia, eu recortei as páginas e guardei. Escolhi começar minha sequência de leitura, pelo livro Crepúsculo, o próximo devevia ser O Morro dos Ventos Uivantes, parei nesses dois (#relaxototal). A seqüencia que escolhi foi essa, e você pode ver mais sobre a reportagem AQUI:

 

SEQUENCIA DE LIVRO PARA LER.crepusculo

 

 

Fui pesquisar sobre a quantidade de livros que devemos ler por ano. Descobri que em 2011 o brasileiro aumentou o número de livros lidos em relação a 2007, mas a pesquisa é questionada, pois as pessoas afirmara que leram mais, no entanto, na hora de indicar a quantidade de livros lidos no ano, o número foi menor que 2007 (VEJA AQUI). De qualquer maneira, eu acho que tem aumentado o número de leitores, primeiro porque hoje há  mais informações, mais facilidades para comprar um livro e para emprestar e os pais de hoje são de uma geração que sabem a importância da leitura. Meus filhos lêem bastante, já meu marido não gosta muito. A leitura deve ser estimulada, mas sem dúvida, o exemplo é o maior incentivador. Para seu filho ler mais, você tem que levá-los em livrarias, bibliotecas, sebo etc. Visitas que faço com frequencia. Não costumo sair de um shopping sem ir na livraria.

 

Na minha pesquisa descobri que sou:

O DESINTERESSANTE – de 1 a 5 livros por ano
Características: Verbaliza as idéias de forma estruturada, mas não tem opinião própria.
Culturalmente: Conhece os nomes dos presidentes do Benfica, Porto e Sporting e ainda os nomes do presidente da República e do primeiro-ministro.

Vale a pena descobrir quem você é, veja AQUI.

 

Com a meta que estipulei, de ler 1 livro por mês, eu passarei a ser:

O INTELECTUAL – de 10 a 20 livros por ano
Características: É pago para ser ouvido e tem opinião sobre tudo.
Culturalmente: Sabe tudo o que os outros sabem, para além daquilo que os outros não querem saber. Faz questão de saber os nomes dos presidentes do Benfica, Porto e Sporting.

Nessa minha meta não serão considerados livros profissionais, pois leio bastante e também não considerei a Bíblia. Vou colocar aqui os livros que eu for lendo e fazer os meus devidos comentários literários…rs….

 

Vamos ler mais? Vamos trocar experiências literárias?

 

 

assinatura-blog_thumb_thumb