quinta-feira, 29 de novembro de 2012

QUAL É O SEU PESO SAUDÁVEL?

 

Você sabe qual é o seu peso saudável? A tabela utilizada pela maioria dos profissionais que trabalha com busca do peso ideal é a do IMC, que leva em conta a altura e o peso. No entanto, já é mais do que sabido que essa não é a forma mais adequada para se saber e fixar o peso saudável.

Para sabermos se o nosso peso está adequado é necessário que se faça uma avaliação física, ou com nutricionista ou com professor de educação física. Ao meu ver o profissional mais indicado para esse exame é o de educação física. No entanto há muitos nutricionista, endocrinologista e até esteticistas que fazem avaliação física.

Ao meu ver cada profissional com a sua qualificação, nutricionista vê os alimentos mais adequado, conforme a rotina e cada um. O endocrinologista vai tratar da saúde, verificar se há algum problema clínico que está causando a obesidade e, o profissional de educação física é o que acompanha a atividade física e precisa fazer o exame físico para ver como está sendo o resultado. Com relação as esteticistas, acho que é totalmente fora do seu trabalho. Essa é minha opinião,  defendo muito a valorização de cada profissional e cada uma na sua formação. Tem lugar para todos nesse mundão.

Quando se faz a avaliação física  ficaremos sabendo o quanto temos de gordura e o quanto tem de massa magra, com isso o professor de educação física montará o  treino individualizado e acompanhará o resultado.

Ressalta-se,  por oportuno, que a atividade física e a avaliação física não é apenas para melhorar a estética, muito mais que isso, mas para manter a nossa saúde. Ainda, essa avaliação física não substitui, jamais, a visita anual ao cardiologista onde se fará todos os exames de capacidade física e os demais exames de sangue.

Sabendo a sua altura, peso, porcentagem de gordura e de massa magra, estrutura óssea, poderá se chegar ao seu peso saudável.

Eu gosto de usar peso saudável porque nem sempre esse é o ideal para cada um. Falo isso porque tenho visto muitas meninas querendo pesar menos de 50 kg. Gente, não tem como estar com excesso de peso pesando 50 kg, mesmo tendo 1,50 m, que é altura da maioria dos baixinhos. Esses dias vi em algum lugar uma pessoa dizendo que era baixinha com 1, 69 m e queria pesar 50 kg.  Acho que o peso saudável é individual de cada pessoa, que deverá ser fixado através de uma avaliação com profissional especializado, mas temos que ter um pouco de bom senso e avaliar nosso corpo como um todo. Sempre pensar, em primeiro lugar, na saúde.

O que muito me preocupa é essa tendência dos adolescente quererem ser magrelos. Gente, é muito feio a clavícula aparecendo, isso é coisa de modelo, e eu, particulamente, acho um horror. Tem pessoa que já é magra por natureza, e os que conheço, gostariam de ter um pouquinho mais de massa. Mas, o que é totalmente equivocado é essa luta desenfreada por um peso que muitas de nós jamais iremos alcançar.

Meninas e meninos, vamos procurar um peso saudável, que nos tire da zona de excesso de peso, mas sem que isso nos torne magrelas (os) a ponto de parece doente. O magro saudável não parece com doente, não mostra o osso da clavícula. O magra saudável tem cor no rosto, brilho nos olhos. O magra saudável é aquele que se sente bem com o seu corpo, com sua alimentação com sua saúde.

Qualquer coisa que fazemos nessa vida que nos leva a um sacrifício além do que o homem médio consegue suportar, não é saudável. Uma hora explode.

Por isso:

carpe diem_thumb[3]

Tudo isso é porque fico muito preocupada com anorexia e bulimia. Pessoas, prestem atenção nas pessoas de seu convívio, eu tenho percebido que ninguém mais se preocupa com o outro, o individualismo está demais. Por isso, algo que me assusta é ver relato de bulimia e anorexia nos blogs, como se fosse algo normal. Isso é doença e como tal deve ser tratada. O que me deixa muito triste é ver que as mães e os pais não estão percebendo isso. Coisa simples, pois se uma mãe controlasse o que sua filha/filho faz na internet, ela saberia o que está se passando.

Não vamos ser a mulher traída: a última a saber. Preste atenção a quem está do seu lado, essa pessoa pode estar gritando pela sua ajuda.

assinatura-blog_thumb_thumb