quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Comida saudável = peso saudável

26.11.2012 019
café da amanhã: essa coisa linda que tá aí é um panqueca de farelo de aveia com banana, quebrou na hora de fechar. Mas, garanto que tava boa.
26.11.2012 017
Lanche:  2 fatias de pão integral light com requeijão light e doce de franboesa light.
27.11.2012 002
sopinha detox e salada de alface, tomate e pepino. Sobremesa: Laranja.
Lanche da tarde: iogurte pense zero de graviola congelado. Maçã.
27.11.2012 00427.11.2012 005
Jantar sopa de aleo poró com abobrinha e requeijão light, BOA DEMAIS. Foi a melhor sopa desse ano. Veja a receita aqui. Peixe assado. Sobremesa: Laranja.
Água: 2 litros. Chá 1 litro de chá verde.
Atividade física: musculação 45 minutos.
O que é comida saudável, você sabe? Todos nós que sofremos com o excesso de peso sabemos o que é comida GOSTOSA!!!
A comida pode ser gostosa e saudável??? Pode e deve.
O grande problema é que culturalmente, desde que nascemos, somos acostumados com comida pouco poucos saudável: excesso de gordura, excesso de açúcar, excesso de sódio.
A primeira faculdade que eu fiz, quando dia 17 anos, uma das professoras dizia que precisávamos evitar 3 brancos que fazem mal: açucar, sal e farinha. Demorei mais de 17 anos para aprender o que ela queria dizer.
Hoje, com meus filhos, aprendi que não adianta a gente ensinar o caminho menos dolorosos, cada um tem o seu momento para apreender. Meu filho adolescente, iniciou segundo grau esse ano, eu sempre falando: estude no início do ano, para no final  ficar sossegado. Infelizmente ele aprendeu isso da pior maneira possível: na pratica. Não levou a sério nos dois primeiro bimestre, agora está tendo que rodar o baiano para conseguir passar de ano. É duro? Para nós mães é  muito, mas só a maturidade faz a gente passar por isso com serenidade. E, nesse mesmo caso,  a visão do meu marido, sempre econômica é: “nossa repetir de ano, vai começar trabalhar mais tarde”. Para mim: “é horrível demais ter que ver todas as matérias de novo, ter que ouvir até as mesmas piadinhas”.
Desta maneira, a gente tenta passar para as pessoas como fazer o certo, ou pelo menos como fazer o melhor. Ressalta-se, por oportuno, que esse certo e esse melhor é de cada um, porque não há dúvida de que o que é certo para mim, pode não ser certo para você, temos que respeitar.
Mas, no entanto, comer verduras, legumes, grãos, leite, frutas, alimentos integrais, orgânicos, evitar: excesso de sódio, refrigerantes, bebida alcoólica, gorduras, leva a uma vida com uma alimentação mais saudável???? Você discorda disso?
Você discorda que fazer atividade física faz bem para a nossa longevidade????
Então, nós sabemos o que é certo, porque não fazemos????
Você concorda que foi Deus que te deu a vida???? então porque não seguimos os mandamentos Dele????
Enfim, são mistérios da vida. Seria muito mais fácil se a gente ouvisse os mais velhos, os que  já aprenderam com a sua experiência de vida, com seus erros, entretanto, temos o dom de duvidar de tudo e de todos.
Que tal meditarmos um pouco sobre isso???
Será que lanche do Mc Donalds é mesmo mais gostoso do que um sanduiche com pão integral, alface, tomate e atum??? Por que??? Qual é a sensação que sentimos quando comemos esses lanches??? Por que são diferentes ao nosso paladar??? E, por que queremos isso todos os dias e não apenas uma vez por ano?
Por  que precisamos colocar em cima do sorvete caramelo, castanha, chantilly???
Por que café com chantilly e açucar é melhor que café com adoçante puro????
Por que nosso organismo gosta tanto de açucar???
Meditemos!!!
Tenho usado bastante o farelo de aveia, primeiro porque faz bem para saúde, diminui o colesterol, depois porque é low carb e, ainda, porque descobri que substitui maravilhosamente a farinha em farofa, que amo de paixão. Ontem, pesquisando na net, encontrei AQUI, um bom artigo sobre o assunto, no entanto, o que me chamou a atenção é que o autor ensina que para conseguir os benefícios do farelo de aveia temos que consumir DIARIAMENTE 56 g do produto, o que corresponde a 8 colheres de sopa. Levei um susto, eu duvido que alguma pessoa consuma isso, isso para mim seria almoço e jantar. Rs. Continuarei consumindo uma colher de sopa por dia. É o que o meu controle alimentar permite, uso duas na panqueca.
Estudando português que adoro:
“Conta-se que, um dia, Sócrates parou diante de uma tenda
do mercado em que estavam expostas diversas mercadorias.
Depois de algum tempo, ele exclamou: "Vejam quantas coisas
o ateniense precisa para viver." Naturalmente ele queria dizer
com isto que ele próprio não precisava de nada daquilo.
Esta postura de Sócrates foi o ponto de partida para a filosofia
cínica, fundada em Atenas por Antístenes - um discípulo
de Sócrates, por volta de 400 a. C. Os cínicos diziam que a
verdadeira felicidade não depende de fatores externos, como
o luxo, o poder político e a boa saúde. Para eles, a verdadeira
felicidade consistia em se libertar dessas coisas casuais e efêmeras.
E justamente porque a felicidade não estava nessas coisas,
ela podia ser alcançada por todos. E, uma vez alcançada, não
podia mais ser perdida”.
(Jostein Gaarden, O Mundo de Sofia. São Paulo, Cia. das Letras, 1995)
 
As vezes, quando leio frases como esta abaixo, penso que sou analfabeta:
“Simulacro de nossas mais íntimas potencialidades lúdicas, até de nossas idiossincrasias, o futebol imuniza a todos contra a barbárie.” (retirado de uma prova de português da vunesp)
Hoje filosofei, devo estar em TPM….
Alguém sabe como coloco nos comentários a possibilidade de comentar pelo facebook?
Respondendo dúvidas, não sei como colocar aquele quadradinho do face que aparece quando entra no blog, acho que isso acontece quando você cria uma página do blog no face. Se alguém souber e puder explicar a querida Leila Diniz do blog DDE – Desafio das Estações, ela deixou a pergunta em seu comentário de ontem.
Uma boa quarta feira para você. Obrigada pelo seu carinho, pelo seu apoio, pela sua compreensão.
assinatura blog_thumb