sexta-feira, 1 de junho de 2012

DIA DE PREVENÇÃO DE CÂNCER.

prevençaocancer

Hoje vou falar um pouco da necessidade que temos de visitar médicos e de fazer exames para a prevenção de doenças em geral, principalmente o câncer. Atualmente a maioria dos canceres são curáveis se descobertos no início. Por isso não podemos descuidar de nossa saúde.

Ontem foi o meu dia de prevenção de câncer de útero e mama. Fiz todos os exames, mamografia, ecografia mamária e ultrassom.

Eu acho muito importante fazer a prevenção de todo tipo de doenças. Hoje estamos vivendo cada vez mais. A expectativa de vida já está em 75 anos. Ou seja, temos ainda muita vida pela frente desta maneira temos que hoje pensar no amanhã. Para que o amanhã chegue da melhor forma possível.

Cada dia que passa a terceira idade, ou até, como eu chamo, a quarta idade, é realmente a melhor idade. Nessa fase da vida é quando teremos tempo para fazermos tudo o que quisermos e com a sensação de dever cumprindo. Pois os filhos já estarão criados e tudo que tivermos que fazer na vida já teremos feito. Restará apenas fazer o que não tivemos tempo para fazer.

Desta maneira, teremos que fazer de tudo para que quando chegarmos lá termos condição física para podermos aproveitar de tudo. A condição financeira não é desculpa, se não tivemos que necessitamos pessoal para fazermos coisas extravagantes. Pois, hoje em dia, em qualquer cidade há um monte de atividades gratuitas voltadas para a terceira idade.

Na minha por exemplo tem de tudo, pilates, ioga, dança, lutas em geral, academias, natação enfim todo tipo de esportes. Também tem programas de viagens com preços reduzidos. Ainda podemos contar com passagens interestaduais com preços reduzidos. E, também não podemos nos esquecer dos cinemas e teatros com meia entrada.

Desta maneira, devemos chegar na terceira idade com muita saúde. Para isso temos que cuidar de nós hoje. Assim, devemos manter uma alimentação saudável, a qual vamos conseguir através da RA. Junto à isso vem a atividade física, a qual é essencial para evitar um monte de doenças, como as doença mentais, tal como a depressão que tem aumentado significativamente em nossos tempo, principalmente entre as mulheres. Além das doenças dos ossos, tipo artrose, atrite entre outras.

Devemos lembrar ainda, que há estudos da importância da atividade física para evitar mal de Alzheimer e Parkson.

Aliado a tudo isso temos as prevenções de doenças através de exames médicos. Logo, temos que ir ao médico uma vez por ano e em várias especialidades, como exemplo: cardiologista e ginecologista/urologista. Assim você fica livre de um monte de mal da saúde.

Um bom especialista requererá todos os exames necessários para cada faixa etária. Para nós mulheres o papa nicolau, colposcolpia, mamografia, densitometria óssea, exame de sangue para verificar como anda os hormônios entre outros. Esse ano, pela primeira vez, fiz exame de vitamina D e descobri que está deficiente.

Por sua vez, o cardiologista irá verificar toda parte cardiorrespiratória, pedido exames de esforços e exames de sague para verificar triglicerídeos, colesterol entre outros.

Ainda quero deixar um alerta, principalmente para as mães de meninas para fazerem a vacina de HPV, falei de menina, porque somos nós mulheres que desenvolvemos a doenças. No entanto o homem é portador, eu tenho consciência disso e já estou providenciando para vacinar meu filho que está entrando na adolescência. Essa vacina tem que ser tomada antes da primeira relação sexual. Ela ainda não está no calendário de vacinação do Estado, por isso é particular e com um preço salgadinho, pela minha pesquisa, em torno de R$ 300,00. Mas o câncer de colo de útero não tem preço.

Hoje, portanto, é o meu dia de alerta-los sobre a necessidade da prevenção. Graças a Deus, meus exames deram todos normais.

E, você, como está com seus exames? 

Desejo um dia de muito equilibro para todos.

cancer de mama

 

Em busca do equilíbrio!

BALANÇA.pic

 

 

http://comologoengordo.blogspot.com.br