quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Gritos!!!



GRITOS.

Conforme estudos realizados pelos diversos setores de psicologias espalhados pelo mundo, o grito não é uma das melhores formas de se educar qualquer ser vivo. Não serve para adestrar cachorros, menos ainda para educar filhos.

Aliás, o grito deveria ser banido do universo. Deveria ser crime gritar. Faz mal para quem ouve e faz mal para quem expressa. Na verdade pode-se observar que a pessoa que grita já está com sérios problemas de saúde. Ou grita porque é surda e não consegue ouvir a sua voz, ou usa o tom altíssimo para se impor, pois não consegue se fazer respeitar e acredita que gritando será respeitado, ou ainda, porque se encontra em um stress crônico e profundo não sendo capaz de perceber a sua situação.

A pessoa estressada fica irritada, de mau humor, qualquer coisa a tira do sério e assim uma forma de se expressar é através do grito. Tal situação configura a situação de desestruturação do ser gritante. É necessário que esta pessoa procure um tratamento para os motivos de seus gritos, pois nem mesmo o surdo gosta de ouvir grito. Já nas pessoas com audição normal chega a causar dores de cabeça. Ainda, quando os gritos são realizados dentro do âmbito do lar a situação pode gerar brigas desnecessárias e conseqüências desastrosas.

O grito deve ser usado apenas para o ser estressado dentro de uma sala de luta livre. Fora isso ele deve ser sempre engolido.

Observa-se das pessoas gritantes que estas só gritam no âmbito familiar ou em situações em que ele tem a plena certeza de que não levará a maiores conseqüências. No entanto não expressa o seu grito na situação geradora de seu stress. No mundo moderno é o trabalho desgastante o responsável pela maioria do stress do ser humano. Na verdade a causa não é o trabalho em si, mas a vida que as pessoas estão escolhendo para si. Elas querem tudo que o dinheiro pode comprar, mas nem sempre ganha dinheiro suficiente para isso. Daí para conseguir equilibrar a equação financeira procura duas situações: arruma mais um emprego no horário que seria para descanso ou faz horas extra. Duas situações que deveria levar a prisão, pois pelo menos na prisão haveria de descasar. Nunca ouvi falar em preso sofrendo de stress.

Portanto, se o ser sofredor de stress tem como causa o seu trabalho deveria usar o seu grito como seu chefe, quebrar a mesa do serviço, gritar com seus colegas de trabalho. Porque não o faz? Porque sabe que nesta situação perderia o emprego. Porque então grita com seus familiares que são os seres mais importantes da sua vida?

Óbvio. Perdeu o respeito pela sua família, e a família como o respeita fica silente guardando a mágoa no fundo do coração.

É necessário que as pessoas parem com essa vida louca. Que reaprendam a viver a vida. Aprendam a viver a vida de maneira simples, apreciando o que tem de bom. É fundamental que se aprenda a relevar as adversidades do caminho e elevar as coisas boas.