quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DEPRESSÃO E FIBROMIALGIA

Há comprovação cientifica de que a depressão leva a fibromialgia, ou será que é vice-versa?
Não sei. Só sei que é um circulo vicioso. Você tem dores pelo coro e  fica triste, a tristeza te  leva a depressão. Você entra em depressão e a  fica tão tensa e contraída que passa  a ter dores em todos os lugares.Costumo dizer que só não dói o fio de cabelo e as unhas.
Eu sou prova viva de que as minhas dores pioram quando o meu estado emocional não está legal. Mas faz tanto tempo que não me sinto  bem, que nem consigo me lembrar se não tinha dor. Hoje estava tentando me lembrar quando foi minha primeira dor e foi a dor da ovulação. Sabe o que é isso? Sabe o que é ter dor no dia que está ovulando? É horrível, costumo brincar que é ovo de pata, tamanha a dor.
Uma vez eu falei para um  médico que tinha tanta dores que tinha me acostumado com elas, ele me disse que era impossível acostumar com a dor. Impossível é ouvir tamanha besteira. Só quem não tem dor ou quem não trabalha com pacientes que tem dor é que não sabe disso.
Todas as pessoas que apresentam quadro de dor generalizada e crônica sabe muito bem o que é isso, sabe muito bem o que é ter dores. Ou a se aprende a viver com as dores ou não se vive.
As pessoas que sentem dores se tornam irritadas, impacientes, são ansiosas por natureza.
A dor física é tão dolorida quanto a dor da alma (depressão), por esse motivo ambas andam juntas.
Atualmente se tem dado maior atenção as queixas de dores e espero ansiosa e com dores, que se cheguem a alguma descoberta logo.
Com a homeopatia melhorou bastante as minhas dores, mas ainda estou tendo dores de cabeça diariamente e acordo todos os dias com o pescoço rígido.
Para melhorar a minhas dores eu faço atividade física. Atividade física para mim é uma necessidade, eu não posso ficar sem fazer musculação, é o que me ajuda a sobreviver. Já fiz ioga e é maravilhoso, mas atualmente moro em uma cidade que não tem essa pratica esportiva. Acumpuntura também é um santo remédio. Nunca fiz pilates com máquina, já fiz de solo, é uma pratica cara, mas acredito que deva ser uma pratica muito boa. No momento não disponho de dinheiro para essa prática. Portanto, vou fazendo a musculação.